Zamboni

extranet

Responsabilidade Socioambiental

Assumimos uma postura socioambiental responsável, comprometida com o futuro. Queremos alcançar os nossos objetivos diminuindo os impactos ambientais e sociais. Direcionamos as nossas ações para práticas sustentáveis e engajamos o público interno através de uma Política de Responsabilidade Socioambiental, além de oferecer condições agradáveis de trabalho através de um ambiente harmonioso e consciente.

COLETA SELETIVA

Servimos quase 400 refeições por dia no refeitório da unidade de Além Paraíba-MG. Implantamos no local a coleta seletiva para destinar vidro, metal, plástico e sobras de alimento ao descarte correto. A Associação de Catadores local recolhe todo o material que pode ser reutilizado, e os resíduos orgânicos são utilizados, quando possível, para a alimentação de animais.

Além disso, realizamos um trabalho junto ao setor público, cobrando o correto destino da reciclagem.


CARONA COLETIVA

Nossos colaboradores encontraram uma maneira simples de diminuir o impacto ambiental: a Carona Coletiva.

Ao programar uma viagem entre as nossas unidades, o colaborador envia uma mensagem informando os detalhes do traslado, com o objetivo de obter uma carona de outros colaboradores que farão o mesmo trajeto.

Além disso, durante a semana na nossa unidade de Além Paraíba–MG, ocorrem revezamentos diários entre os colaboradores, onde cada um oferece carona para mais quatro, reduzindo significativamente a quantidade de carros circulando e a emissão de gases poluentes.


Copo Permanente

Cada copo descartável de plástico demora até 450 anos para se decompor no meio ambiente e no Brasil apenas 16,5% deles são reciclados.

Por isso, desde 2011, minimizamos a utilização de copos descartáveis na empresa. Cada colaborador, ao ser admitido, recebe um squeeze para uso permanente. Esse simples gesto, além de diminuir o impacto ambiental, tem contribuído na redução dos nossos custos, pois deixamos de descartar, em média, 123 mil copos por mês.


Reciclagem e reaproveitamento de caixas de papelão

Cerca de 85% de todos os produtos vendidos no mundo são embalados com papelão. Para ressaltar nosso compromisso com a preservação do meio ambiente, adotamos duas formas de reutilização desse material:

Reaproveitamos as embalagens dos fornecedores ao separar os produtos. Com essa ação, já reduzimos em mais de 30% o uso de caixas novas e sacolas plásticas no Centro de Distribuição. Atualmente, mais de 40% dos embalados fracionados são enviados para os nossos clientes em caixas de papelão reaproveitadas.

Desde 2009 destinamos as caixas descartadas para a reciclagem. Em 2016, reciclamos, em média, 35 toneladas de papelão por mês. Com isso, evitamos o corte mensal de 770 árvores e economizamos 350 mil litros de água que seriam utilizados para produzir cada tonelada de papel.


Recuperação de Paletes

O Brasil produz anualmente cerca de 10 milhões de estrados para transporte de cargas (também chamados de paletes) a partir de madeira de reflorestamento. Por isso, quase 99% dos nossos estrados são desse material.

Aqueles que estão em condições de reaproveitamento passam por um processo de revitalização e voltam a ser utilizados, prolongando sua vida útil. Com essa iniciativa, recuperamos aproximadamente 1.300 paletes por mês.


Parceiros

Atualmente, a Zamboni apoia projetos de inclusão com crianças e jovens em situação de risco social.

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

Com mais de 210 alunos, a APAE atua na promoção e defesa dos direitos da pessoa com deficiência e oferece serviços nas áreas de assistência social, saúde, educação e profissionalização a favor da habilitação e reabilitação de seus usuários.
Além da geração de emprego, a inclusão no mercado de trabalho contribui para trazer dignidade às pessoas com deficiência. Ao incluí-las na Cia, não estamos apenas ofertando um salário, mas também a oportunidade de se reabilitar social e psicologicamente.

SENAC/ Rede Cidadã

O Programa Aprendiz visa à inserção de jovens no mercado de trabalho, contribuindo para a formação profissional.
Parceira do Programa há sete anos, a Zamboni tem como cultura aproveitar os Aprendizes que passam pela qualificação promovendo a cidadania e a inclusão ao mercado de trabalho através do primeiro emprego.

Projeto POPCINE

Projeto sociocultural realizado em Além Paraíba/MG, que tem por objetivo promover o acesso gratuito de crianças e adolescentes em idade escolar a diversas produções cinematográficas. A média de público em 2016 foi de 970 espectadores/mês.

Projeto Balet

Projeto sociocultural realizado em Além Paraíba/MG, que tem por objetivo oferecer acesso a cultura através da dança, oportunidade de formação profissional e interação social para crianças e adolescentes. Atualmente 60 participantes estão sendo beneficiados por bolsas de estudos patrocinadas pela Zamboni.

Galeria